A causa da doença cardíaca coronariana é a aterosclerose, uma placa gordurosa de placas nos vasos sangüíneos. A aterosclerose pode se desenvolver em diferentes partes do corpo, mas quando os depósitos ocorrem nas artérias que enviam sangue ao coração, a doença é especificamente chamada de aterosclerose coronariana. À medida que a placa aumenta, a artéria fica estreitada e os fluxos de sangue e oxigênio ao músculo do coração são reduzidos.

A placa é a marca da aterosclerose coronariana. Ela se forma conforme o colesterol vai sendo depositado nas artérias. Uma simples placa pode complicar quando a gordura oxida levando à formação de coágulos de sangue. 

Causa da doença cardíaca coronariana 
O alimento que você ingere pode afetar diretamente suas chances de apresentar a doença cardíaca coronariana
Os coágulos são uma complicação particularmente preocupante. Se a placa fibrosa se romper, a corrente sangüínea poderá levar à formação de coágulos também chamados de trombo, que podem obstruir a artéria e causar um infarto.

Durante um infarto, o fornecimento de sangue a uma porção do músculo do coração é interrompido. Se uma grande parte do coração for afetada, ou se o coração começar a bater rápida e descontroladamente, a vítima poderá morrer. Em outros casos, quando a placa se desenvolve lentamente e não se rompe, pode ocorrer a angina (desconforto ou dor no peito).

Um dos principais fatores de risco controláveis para a aterosclerose e, assim, para a doença cardíaca coronariana, é o nível elevado de colesterol no sangue (o fumo e a pressão arterial alta são os outros fatores de risco controláveis).

O alto nível de colesterol no sangue exerce um papel importante no estreitamento das artérias. Além disso, a quantidade de colesterol no sangue e a maneira como o seu corpo lida com esse colesterol são bastante afetadas pela sua dieta. Suas decisões em relação aos alimentos que você deve comer e em relação aos métodos de cozimento que devem ser usados é que devem definir os níveis de colesterol no sangue. 
Com as informações desse artigo, você compreenderá exatamente por que as decisões que você toma em relação a sua dieta são tão importantes.

Para obter mais informações sobre a doença cardíaca coronariana, acesse os links a seguir. 

SOBRE O AUTOR: Dr. Neil Stone é professor de medicina clínica em cardiologia na Escola de Medicina de Feinberg, da Universidade do Noroeste, além de ser internista-cardiologista-lipideologista no Hospital Memorial do Noroeste. Também trabalha como diretor médico do Centro Vascular do Instituto Cardiovascular de Bluhm. O dr. Stone foi membro do primeiro e terceiro Quadros de Tratamento de Adultos do Programa Nacional de Educação sobre o Colesterol e ex-presidente do Comitê de Nutrição da Associação Americana para o Coração e do Comitê de Relações Clínicas.